Missão, Visão, Valores e Lema
Visão
Uma Autoridade que zela pelos serviços de água e saneamento de qualidade, sustentável e acessível a todos
Missão
Regular o serviço público de abastecimento de água e de saneamento, assegurando o equilíbrio entre a qualidade do serviço e a sua sustentabilidade económica e actuando com imparcialidade e boa-fé na garantia dos interesses de Moçambique e dos Moçambicanos.
Valores
Serviço Universal: Serviços públicos economicamente acessíveis e justos para consumidores e prestadores de serviço.
Participação: Tomada de decisão sobre aspectos fundamentais da regulação e seu impacto, levando em consideração a posição das entidades reguladas e os consumidores.
Pragmatismo: Definição e implementação de instrumentos regulatórios simples, claros e concisos, que considerem a realidade e as condições específicas de cada sistema de abastecimento de água ou saneamento.
Consistência e confiabilidade: Regulação previsível e estável do sistema que permita e viabilize a acção dos responsáveis pelo serviço, e promova a confiança pelos consumidores.
Equidade: Actividade regulatória realizada de modo justo e visando a protecção dos grupos de população mais vulnerável (pobres, incapacitados, pensionistas, etc.).
Solidez: Desempenho da actividade regulatória assente na firmeza perante situações de abuso de poder ou da posição monopolista dos operadores.
Lema
Por um Serviço de abastecimento de água e saneamento Sustentável, Centrado na Satisfação do Consumidor.